quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Conceitos de Disfagia

"É um sintoma de uma doença de base que pode acometer qualquer parte do trato digestivo, desde a boca até o estômago. Esse sintoma pode causar risco clínico de desidratação, desnutrição e aspiração de saliva, secreções ou alimentos para os pulmões" (Donner, 1992).

“A disfagia é a dificuldade de deglutir. Não é uma doença, mas sim sintoma. Para a autora, na disfagia a deglutição pode se dar de forma imprecisa, lenta ou ambas.” (Marchesan, 1995)- “A disfagia é a condição resultante de qualquer interrupção de prazer alimentar ou da manutenção das condições nutricionais e de hidratação.” (Buchhdz, 1994)

”A disfagia é um distúrbio de deglutição, com sinais e sintomas específicos, que caracteriza-se por alterações em qualquer etapa e/ou entre as etapas da dinâmica da deglutição, podendo ser congênita, ou adquirida após comprometimento neurológico, mecânico ou psicogênico, podendo trazer prejuízo aos aspectos nutricional, de hidratação, no estado pulmonar, prazer alimentar e social do indivíduo.” (Silva, 1999).

Nenhum comentário:

Postar um comentário