quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Laringectomia


Laringectomia é a remoção parcial ou total da laringe para tratamento dos tumores da mesma. Nos casos de câncer de grandes proporções, é necessária a extirpação completa enquanto que nos casos de menor invasão, somente as partes atingidas são removidas.

O sintoma principal desses tumores é a rouquidão intensa e constante e às vezes, com falta de ar. A causa quase sempre é o uso abusivo de cigarros, sendo o sexo masculino o mais atingido.

Após a laringectomia total, ficam os pacientes sem voz e respirando permanentemente por um orifício na base do pescoço chamado traqueostoma por onde também são removidas as secreções. Quase sempre a cirurgia é complementada com radioterapia ou quimioterapia



Nos casos de laringectomia parcial, a traqueostomia é fechada após curto tempo e a voz, embora rouca é preservada.

Segundo LOFIEGO ( 1994 ), laringectomia parcial é a retirada de apenas uma parte da laringe, somente as pregas vocais uma ou mais cartilagens ou a metade dela ( emelaringectomia ).
GREENE (1989 ) cita LEONARD ( 1972 ) para afirmar que a laringectomia parcial é um método menos traumático do que a laringectomia total, por conservar as funções respiratórias, fonatórias e
esfincterianas da laringe .
KUHL ( 1996 ) concorda com LEONARD ( 1972 ) referido por GREENE ( 1989 ) ao descrever que a laringectomia parcial é uma cirurgia mais construtiva, menos mutiladora, e que conserva as funções laríngeas.
 
As laringectomias parciais podem ser:
• Horizontais: tratamento dos tumores supraglóticos
• Verticais: tratamento dos tumores de origem glótica

Nenhum comentário:

Postar um comentário